7 de ago. de 2009

HOMENAGEM AOS MEUS AMIGOS














PURA E SIMPLES


Oswaldo Antônio Begiato

Eu poderia vir aqui

e olhando dentro da tua inusitada alma
dizer que você é mais bonita
do que o avental pintado à mão
que minha mãe colocava aos domingos,
quando se preparava para fazer o nosso almoço,
em frente ao fogão à lenha.
Foi minha primeira visão de suavidade!

Eu poderia vir aqui
e olhando dentro de tuas meiguices raras
dizer que você é mais bonita
do que a gravata borboleta azul marinho
que meu pai, orgulhoso de sua fé e orgulhoso da fé
que imaginou que eu tivesse,

enfeitou meu pescoço
quando fiz a primeira comunhão.
Foi minha primeira visão de santidade!

Eu poderia vir aqui
e olhando dentro de teus lugares ocultos
dizer que você é mais bonita
do que a doída canção“Santa Lucia”
que meu avô ouvia sua gente cantar nos casamentos
e chorava e soluçava e se lembrava da Itália
de onde tinha partido muito moço com o coração partido.
Foi minha primeira visão de saudade!

Eu poderia vir aqui
e olhando dentro de teus olhos rimados
dizer que você é mais bonita
do que o soneto de Vinícius de Moraes
com que minha primeira namorada,
equivocadamente apaixonada,
fez a dedicatória no livro que me deu de presente,
quando demos o nosso primeiro beijo.
Foi minha primeira visão de eternidade!

Mas escolhi dizer:
- Você é linda!
Puramente.

3 comentários:

Neneca Barbosa - Um ser humano em evolução! disse...

Aninha, seu Blog é maravilhoso! Esse poema de Oswaldo é lindo!Que bonita sua homenagem aos amigos poetas. Obrigada pela passagem em meu cantinho. Aorei viu!
Beijos!

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Lindo mesmo o poema do Osvaldo. Amei seu blog. Parabens abraços Heudes

Oswaldo Antônio Begiato disse...

oi Ana,

Obrigado pela visita a meu blog.
Ando sumido. Tenho postado coisas somente no meu blog. Mas estou bem, cuidando de minhas doenças e aprendendo a conviver com as sequelas dela.
E você como está?

abraços.w